Se Toca, Garota!

Hoje o assunto é sério, apesar da descontração do título do post!

Estamos em Outubro, e pra quem é mulher, ou pra quem ama muito uma mulher, esse mês é um mês de conscientização, cujo objetivo principal é nos alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o famoso Outubro Rosa!

A título de curiosidade, essa campanha surgiu nos Estados Unidos, mais especificamente na cidade de Nova York, em 1990, com a primeira Corrida pela Cura, que passou a ser anual! Anos mais tarde, o mesmo país começou a promover diversas atividades voltadas para o diagnóstico e prevenção da doença, e o mês de Outubro foi o escolhido para isso! Rosa, porque é a cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama! Hoje em dia, essa campanha é mundial, inclusive com vários prédios e monumentos super famosos iluminados durante o mês todo com a cor da campanha!

E se você é daquelas que tem a vida tão corrida que só se lembra do quão importante é se prevenir dessa doença justamente por ver tudo cor de rosa por aí, assim como eu, admito, a campanha inteira já faz sentido!

Agora que tudo conspira pra te lembrar, não tem mais desculpa! Separei uma figura que auxilia como fazer o auto-exame! É fácil, é rápido, e pode salvar sua vida! Vamos lá!

or-prevencao

Imagem: Reprodução

Vale lembrar, também, que o auto-exame deve ser feito uma vez por mês, sempre na semana seguinte ao término da menstruação! Para as mulheres que já não menstruam, basta escolher um dia fixo no calendário para tal finalidade!

Ok, você fez o auto-exame e não sentiu nada suspeito? Bom sinal! Mas mesmo assim, é mais do que recomendável ir ao médico, naquela consulta de rotina que ele mesmo deverá determinar a freqüência, pois existe uma fase da doença que as lesões não são do tipo palpáveis, e somente com exames de imagens que algo mais grave pode ser diagnosticado! Além do mais, o auto-exame não funciona de fato como diagnóstico, e, segundo o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer, o IBCC, a mamografia é o único método de detecção precoce!

E se você sentiu ou observou algo de diferente, mais um motivo pra marcar aquela consulta no médico pra ontem! Separei outra figura que ilustra alguns sinais do câncer de mama!

or-sinais

Imagem: Reprodução

Vale ressaltar que, também segundo o IBCC, 80% dos nódulos mamários são benignos, e apenas uma pequena porcentagem de secreções está relacionada ao câncer!

Lembrem-se, meninas! Auto-exame juntamente com consultas de rotina no médico podem salvar a sua vida! Então deixem a preguiça de lado e se toquem!

Anúncios

Um comentário sobre “Se Toca, Garota!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s