Cabelo: Classificação dos Cabelos Enrolados

Sabe quando falam que a nossa disposição aos 30 e poucos anos definitivamente não é a mesma dos 20 e poucos? Acreditem, é verdade!

Eu aliso meu cabelo desde os 18 anos de idade! Desde janeiro de 2003, a cada 6 em 6 meses no começo, e depois de 4 em 4 meses, estava lá eu, na cadeira do cabeleireiro por horas e mais horas seguidas (e bota horas, da primeira vez foram nada mais, nada menos, do que 12 horas sem intervalos comerciais) pra fazer a tal da escova definitiva!

Meu sonho de consumo sempre foi ter cabelo liso, e eu não vou cuspir no prato que eu comi: foi muito bom enquanto durou! Ao longo dos anos de alisamento, consegui deixá-lo exatamente como eu queria, sem aparência de alisado artificial, e isso me fez muito feliz!

Acontece que chega uma hora que a gente cansa! Cansa de perder horas no cabeleireiro! Cansa de perder horas diárias pra deixar o cabelo impecável! Cansa de ser escrava da chapinha e ter que levá-la com você pra onde quer que você vá! Cansa de deixar de se divertir algumas vezes só porque acabou de ficar 2 horas em pé pra alisar toda a jubalina, e tem a maior preguiça de pensar em ter que lavar e começar tudo de novo, que prefere ficar fora da piscina num calor de 50 graus na sombra enquanto todo mundo se diverte lá no molhado!

Pois bem, eu decidi que vou deixar meu cabelo crescer enrolado de novo! Pra falar a verdade, eu nem sei como ele é! Nunca tive cabelo enrolado bem tratado,bem cuidado, eu lavava, prendia ele molhado mesmo, e pronto! Além do mais, minha mãe adorava cortar aquela juba toda bem curtinha, o que dava muito volume e armava demais, impossível não traumatizar! Nunca tive cabelos enrolados compridos, e nem longe dos hormônios da adolescência, que, diz a lenda, deixam eles ainda mais revoltados! Vai ser uma surpresa o que vier por aí!

Agora eu passo minhas horas vagas procurando cabelos enrolados inspiradores internet afora, e nessas eu descobri que existe até uma classificação pra eles! Resolvi dividir minha descoberta aqui com vocês, só a título de curiosidade mesmo, ou quem sabe, pra inspirar mais pessoas que, como eu, estão cansadas de ter cabelo esticado!

Começando pelos cabelos do Tipo 2, que não são lisos, mas não chegam a formar cachos: os famosos cabelos ondulados, cuja estrutura tem forma de um “S”, mais suave ou mais fechado, dependendo da sub classificação!

CabeloEnrolado_Tipo2A

Imagens: Reprodução

2A – Os mais desejados por todas as mulheres do mundo inteiro, aquele cabelo que é quase liso mesmo, mas tem aquela ondulação bem suave que dá um pouco mais de volume e movimento do que um liso chapado! São bem finos, inclusive, e bem fáceis de serem modelados! O famoso cabelo da Gisele Bündchen está nessa categoria! Para ganhar mais volume, invista em pomadas, e dê aquela chacoalhada pra deixá-lo bem bagunçado, como se você tivesse acabado de acordar!

CabeloEnrolado_Tipo2B

Imagens: Reprodução

2B – O “S” aqui é um pouco mais fechado, e o cabelo fica entre o fino e o grosso! A raiz ainda é lisa, as ondas começam na altura da orelha! Apesar disso, são um pouco mais difíceis de serem modelados, pois a estrutura já tem mais personalidade do que o 2A! O ideal é finalizar com uma mousse!

CabeloEnrolado_Tipo2C

Imagens: Reprodução

2C – Com o formato em “S” bem fechado, e quase formando um cacho, os cabelos desse tipo são bem mais grossos e muito, mas muito mais difíceis de serem modelados! As ondas começam desde a raiz, o que confere maior volume à cabeleira! O frizz é intenso! Para deixar com cara de cacheado, finalize com uma mousse, ou um ativador de cachos, aperte bem, e deixe secar ao natural!

Os cabelos do Tipo 3 são os cabelos enrolados, que já chegam a formar os cachos! Se o seu se encontra aqui, se joga e os assuma ao natural, pois estão super na moda hoje em dia! A dica mais importante é que eles só devem ser penteados quando molhados! Tentar algo com ele seco significa perder a definição e armar ainda mais a jubalina!

CabeloEnrolado_Tipo3A

Imagens: Reprodução

3A – Sabe aquele cacho super solto e super regular, que parece ter sido feito por babyliss? Esse é o tipo do cabelo dessa categoria, um dos mais invejados do momento, pois são maravilhosos! Muitos deles são mais fáceis de modelar do que um 2C, por exemplo! Produtos ativadores de cachos são ótimas opções para finalizar!

CabeloEnrolado_Tipo3B

Imagens: Reprodução

3B – É aquele cacho mais fechado, menos espaçado, mais enrolado do que o 3A, mas ainda assim, bem regular em todo o seu comprimento! São super difíceis de modelar, e tendem a ficar mais secos, pois a oleosidade natural dos fios não chegam até as pontas com facilidade! Hidratação nesses casos é super importante, assim como um belo leave in ativador de cachos para deixá-los ainda mais definidos e brilhantes!

CabeloEnrolado_Tipo3C

Imagens: Reprodução

3C – Tem a estrutura ainda mais fechada e menos espaçada do que o 3C, ficam bem grudadinhos uns aos outros, e nem precisa dizer que precisa dos mesmos – senão mais – cuidados do que a categoria anterior!

Já os cabelos do Tipo 4 são considerados crespos, os mais secos e frágeis de todos! Precisam de hidratação constante, e tentar escová-los secos é pedir para sofrer! Modelar é praticamente missão impossível!

CabeloEnrolado_Tipo4A

Imagens: Reprodução

4A – São super parecidos com os cabelos do 3C, apesar dos cachos serem um pouco mais fechados e menos espaçados do que estes! A principal diferença é que eles continuam bem enroladinhos, mantendo sua estrutura original, mesmo quando molhados!

CabeloEnrolado_Tipo4B

Imagens: Reprodução

4B – Possuem formato de zigue-zague, em “Z”, e são extremamente secos! Exigem ainda mais hidratação do que os anteriores, inclusive com ajuda de óleos naturais!

CabeloEnrolado_Tipo4C

Imagens: Reprodução

4C – Alternam a sua estrutura entre o “Z” do 4B, até trechos sem formato algum! Aqui a hidratação é muito mais do que importante, ela é fundamental!

Oi? Quer que eu desenhe? Quero!

CabeloEnrolado

Imagem: Reprodução

Analisando todos esses tipos de cabelos, cheguei à conclusão que o meu é o 2C! Grosso, com bastante frizz, ondas desde a raiz, com muito volume, mas não chega a formar cachos de fato!

Agora é encarar o longo processo que eu tenho pela frente, de esperar pacientemente o cabelo crescer, e nesse tempo não surtar com duas estruturas completamente diferentes no mesmo fio, uma na raiz e outra nas pontas, ter uma recaída e correr pro cabeleireiro, hahaha!!!

Só espero que todo o esforço valha a pena, e o que tenha me esperando por baixo de tanta química seja um cabelo lindo e maravilhoso, hahahahaha! Se não for, infelizmente vou ter que voltar pra vida de alisamentos e chapinhas novamente! Mas vocês saberão! =)

Anúncios

Um comentário sobre “Cabelo: Classificação dos Cabelos Enrolados

  1. Aeeee Milis… Bem vinda ao time!!! Vou adorar ler suas dicas para cabelos cacheados!!! 🙂
    E não desista… o processo de transição é longo e trabalhoso, mas no fim vale a pena!!! 😉

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s