Rio Grande do Norte: Capítulo 2

Capítulo2

Quando você pensa em Rio Grande do Norte, a primeira cidade que vem na sua cabeça, com certeza, é Natal!

Com menos de um milhão de habitantes, é uma cidade razoavelmente tranquila, sem confusões e stresses do dia-a-dia das grandes cidades, como trânsito, poluição e violência! Apesar da recomendação dos locais de estar sempre atento, me senti bastante segura por lá!

Mas vamos falar de coisa boa! Com uma média de 300 dias de sol por ano, Natal é também conhecida como a cidade mais ensolarada do Brasil! E por esse e outros motivos, é um dos destinos preferidos pra férias dos brasileiros que adoram pegar uma praia!

Pra escolher quando ir, basta saber se está a fim de badalação ou não! No verão e feriados, as praias ficam mais cheias, os lugares mais lotados, e, consequentemente, os preços mais altos! Na baixa temporada, além de tudo ser mais barato, a cidade fica deserta e perfeita pra quem quer descansar com muita tranquilidade!

E aí, vamos conhecer melhor o que a capital potiguar tem pra nos oferecer?

PRAIAS

Se você gosta de agito e badalação, vá direto para a Praia de Ponta Negra! Com certeza é a praia urbana mais movimentada da cidade, e com mais infraestrutura para o turista, como banheiros públicos no calçadão, e uma ampla variedade de restaurantes, bares e lojinhas de artesanato ao longo da orla.

DSC02219

Praia de Ponta Negra

Seu principal cartão postal é o Morro do Careca, a única duna da praia, que lembra muito uma careca com chumaços de cabelo nas laterais. Faz alguns anos que não se pode mais escalar essa duna, pois a erosão causada pelo excesso de visitas estava danificando o local.

Sua faixa de areia branca com água verde, cristalina e bem quentinha, é um convite para sentar e curtir o sol e o visual o dia todo – quer dizer, pelo menos até a hora que a maré deixar, pois perto do fim da tarde o mar toma conta da praia, e só é possível curtir o local do calçadão!

DSC02781

Nascer do Sol em Ponta Negra

Fica a dica pra apreciarem o nascer do sol nessa praia! Um verdadeiro espetáculo da natureza!

Outra praia bem frequentada da cidade, porém bem menos badalada, é a Praia da Areia Preta, assim chamada devido a pedras existentes na faixa de areia que, quando entram em decomposição, tingem de preto a areia.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Praia da Areia Preta

Eu, particularmente, não tive muito tempo de curtir essa praia, e acabei parando por lá quando estava de passagem pra Genipabu! Mas pelo que eu pude observar, ela também conta com uma infraestrutura legal de quiosques para oferecer um conforto melhor pro turista, além de águas calmas, porém, com maior presença de pedras e recifes também dentro do mar.

Seu principal ponto turístico é o Relógio de Sol, localizado numa praça no centro do bairro onde se localiza a praia. Mas na minha opinião, o que há de mais bonito pra se observar é a vista da Ponte Newton Navarro!

Natal também conta com a Praia dos Artistas, outro ponto de interesse turístico da cidade! Ideal para a prática de surf, pois o mar é bem mais agitado nessa praia! Fica a dica pra tomar um cuidado extra com a grande quantidade de pedras submersas!

Praia-dos-Artistas1

Praia dos Artistas

Por aqui, você pode escolher se gosta de badalação, na área com quiosques e barraquinha para servir o turista, ou se gosta de um turismo mais tranquilo, sem muita estrutura!

E se de dia essa praia já bomba de gente, à noite ela vira um verdadeiro point de moradores e turistas, pois é nessa região que se concentram as melhores baladas da cidade. Bom, isso eu não vou poder confirmar pra vocês, porque eu sou velha desde que nasci e odeio balada, hahaha! Mas se o guia diz…

Quer mais praia? A Praia do Forte é outra parada obrigatória para o turista, e seu diferencial está justamente pelo seu arredor histórico, com um dos pontos turísticos de Natal, o Forte dos Reis Magos, localizado nessa praia.

praia do forte 2

Praia do Forte

Com mar mais agitado do que as outras praias da cidade, é ideal para a prática de surf e windsurf! E também tem uma área para mergulhos, mas só para quem já tiver alguma experiência na área!

PONTOS TURÍSTICOS

O Forte dos Reis Magos, fundado em 1599 como marco inicial da cidade, é um dos principais pontos turísticos de Natal, conservando até hoje a sua estrutura original, com planta em formato de estrela, arquitetura característica da época!

DSC02824

Forte dos Reis Magos

Do alto do forte, a vista é recompensadora e imperdível: você pode observar onde o Rio Potengi encontra com as águas verdes do mar! Se você ainda não se convenceu de visitar a edificação, saiba que a visita é gratuita e bem rápida!

Logo ao lado, encontra-se a Ponte Newton Navarro, que liga os bairros da Zona Norte de Natal e os municípios do litoral norte do estado aos bairros da Zona Leste da cidade e litoral sul, passando por cima do Rio Potengi! Pela sua estrutura estaiada, e seu tamanho imponente, é hoje considerada um ponto turístico da cidade!

pontenn

Ponte Newton Navarro

Você pode aproveitar que está na região e fazer um passeio de catamarã pelo rio! E fica a dica para observarem o pôr-do-sol nesse local, um espetáculo incrível e inesquecível!

Outro lugar para visitar se estiver com tempo sobrando é o Shopping do Artesanato Potiguar! São várias lojinhas espalhadas por alguns andares, oferecendo diversos tipos de artesanato pra você presentear a família toda! Só fica a ressalva: quase todas as lojinhas vendem exatamente o mesmo produto, que de artesanato mesmo, não tem nada! Fiquei um pouco decepcionada de perceber que era tudo produto chinês, provavelmente…

GASTRONOMIA

Por ser uma cidade muito turística, Natal oferece pro seu visitante uma ampla variedade de opções de restaurantes, que servem desde comida regional, passando por churrascarias, lanchonetes, até aquela pizza que todo brasileiro adora!

Por sermos de São Paulo e contar com uma gastronomia muito rica aqui na nossa cidade, eu e meu namorado acabamos optando por comer apenas em restaurantes regionais! Além disso, sou uma fã inveterada de camarão, e depois que eu fiquei sabendo que Natal é a principal produtora do crustáceo aqui no Brasil, acabei baseando todas as minhas escolhas nisso, hehehe!

Nossa primeira parada foi no Mangai, que, aliás, é praticamente um ponto turístico da cidade, com uma decoração temática e super regional, com direito a frutas penduradas nas paredes e garçons vestidos de cangaceiros! Pra entrar no clima mesmo da comida regional! E por falar em comida, o restaurante serve pratos a la carte, mas é estrelado justamente pela sua imensa opção de pratos servidos no quilo! Entortou o nariz? Você não está entendendo, é MUITA opção mesmo, e a grande maioria regional! Acho esse esquema super legal porque dá pra você pegar um pouco de tudo e experimentar o que há de melhor na gastronomia nordestina em um só lugar e sem pagar muito caro!

mangai

Mangai

Como eu já disse, eu e meu namorado somos viciados em camarão, então não poderíamos deixar de ir no restaurante Trilha do Camarão, um lugar bem simples, que é um esquema de rodízio de pratos onde o fruto do mar é a grande estrela! Strogonoff, moqueca, pirão, macarrão, e tudo mais o que você puder cozinhar com camarão, será servido nesse restaurante! Vá com fome! E só se gostar muito de camarão, hahaha!

E falando em camarão, não poderíamos deixar de conhecer o famoso e sofisticado Camarões Potiguar! Logo ao entrar no restaurante, a decoração luxuosa assusta um pouco, e você já começa a pensar no rombo no orçamento, hahaha! Quando o garçom, super atencioso, chega com o cardápio, fica difícil optar por um prato só no meio daquelas inúmeras opções deliciosas, dá vontade de pedir tudo! Na primeira garfada, um só arrependimento: não ter ido comer lá todos os dias em que estive em Natal! E o melhor de tudo foi a conta depois, toda uma experiência gastronômica deliciosa, com vista para o mar, inclusive, pelo preço que você paga num restaurante mediano em São Paulo!

camaroes potiguar

Camarões Potiguar

 

Natal é uma cidade deliciosa, em todos os sentidos! Acabei de voltar de lá, e não vejo a hora de voltar pra lá!

E pra você que está indo, uma ótima viagem! =)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s