Dia Internacional das Mulheres

Acho que eu sou feminista desde que eu me conheço por gente! Com certeza, bem antes de conhecer a palavra “feminismo” e todos os seus significados!

Sempre odiei ter que botar a mesa, porque eu era mulher! Ou ter que arrumar a bagunça de todo mundo, porque eu era mulher! Nunca arrumei! Era a ovelha negra de uma família de mulheres prendadas! “Nenhum homem vai querer ficar com você desse jeito”, eu ouvia de vez em quando!

Depois de muitas brigas e discussões, consegui reduzir alguns comentários e atitudes machistas na minha vida, mas claro que eles ainda estão – e muito – presentes!

Não só dentro da família, mas em todas as esferas de convívio! Colegas machistas que são incapazes de aceitar que as mulheres têm opinião e merecem ser ouvidas, amigos misóginos que compartilham mil vezes as mesmas piadinhas ridículas sobre a mulher que traiu o marido ser uma puta ao mesmo tempo em que elevam o cara a pegador gostosão, um estranho na rua falando merda sobre o meu corpo, e a violência psicológica que é ter um medo absurdo de andar sozinha por aí!

Muito já foi conquistado pelas mulheres, mas ainda temos muito o que conquistar, e, consequentemente, ainda temos muito pelo que lutar! Não podemos ficar calada e nos curvar perante o machismo que ainda domina a nossa sociedade!

Por um mundo onde ninguém ache um absurdo que o meu namorado lave a louça depois de eu cozinhar o jantar! Por um mundo onde me perguntem se eu estou de acordo com os planos que me envolvem! Por um mundo onde ser misógino não seja engraçado e motivo de piada! Por um mundo onde eu possa sair de casa com a roupa que eu quero, sem ter a minha intimidade violentada por um estranho na rua! Por um mundo que eu possa ir e vir pra onde quer que eu queira, sem medo dos homens!

Que esse dia sirva para reflexão! Briguem, gritem, façam um escândalo!

Mulheres, uni-vos!

Mulheres

Imagem: Chuvisco de Risco

Deixe um comentário

