Cabelo: Escova Definitiva

Escova_Definitiva

Como muita gente sabe, e eu não faço questão nenhuma de esconder, o meu cabelo é alisado! E sempre que eu conto isso pra alguém, a pergunta é sempre a mesma: “Faz progressiva?”, e eu sempre respondo que faço Escova Definitiva, gerando um enorme ponto de interrogação na cara das pessoas, hehehe!

Por isso resolvi fazer esse post pra esclarecer um pouco sobre ela, que é um processo químico onde os cabelos uma vez alisados, ficam lisos para sempre, diferente da Escova Progressiva, que sai com o tempo!

Na definitiva, é passado um produto a base de amônia nos cabelos, que age por um certo tempo, dependendo da estrutura capilar de cada pessoa, e abre as cutículas dos fios, de modo que, após uma pranchagem minuciosa de pequenas mechas e aplicação de um neutralizante para selar, que volta a fechar as cutículas, o cabelo permanece liso mesmo com a ação do tempo!

Na progressiva, o produto utilizado para abrir as cutículas é o formol, e também ocorre a selagem dos fios, porém apenas com a chapinha e queratina. Nesse caso, a cutícula se fecha no primeiro momento, mas vai abrindo com o passar do tempo, por isso que o liso se perde com as lavagens! E não só o liso, como todos os nutrientes do seu cabelo, se você não retocar a progressiva constantemente, e antes disso acontecer! Ou seja, a longo prazo, danifica muito mais os seus fios!

Qual dos dois tem o resultado imediato mais liso? A progressiva, com certeza! Mas ela exige manutenção constante de todo o comprimento dos fios para que o resultado final seja bom, e no caso da definitiva, a manutenção é feita apenas na raiz crescida!

Se você já está maravilhada com esse processo e quer sair correndo agora mesmo pro cabeleireiro, saiba que a escova definitiva também tem os seus poréns! O cabelo fica liso, mas não fica com o aspecto de liso natural, como na progressiva! Ele fica bem chapado mesmo, todo reto! Eu sempre modelo o meu cabelo com a chapinha, mesmo com a química nos meus fios!

Além do mais, se o seu cabelo já é quase liso e bem fino, com apenas algumas ondulações, eu não recomendaria a definitiva! Talvez a progressiva se encaixe melhor no que você quer como resultado final! Mas como eu não sou profissional, a melhor coisa é perguntar pro seu cabeleireiro qual dos dois processos se encaixam melhor nos seus fios!

O meu cabelo, no caso, é bem grosso, bem volumoso e bem ondulado, mas não aquele ondulado bonito que forma cachos definidos, chega a ser frisado mesmo e sem definição nenhuma! Já cheguei a fazer de tudo nele, desde relaxamentos, até uma escova de gesso que me deixou com pedaços de gesso na juba por meses, hahaha! Mas o único processo que domou o volume e alisou por completo a jubalina aqui foi a definitiva, por isso sou cliente fiel!

E também já fiz a progressiva por cima da definitiva, e o resultado é fenomenal! Fica um liso bem liso, quase dispensando a chapinha pra modelar – eu só não dispenso porque eu sou viciada em chapinha, hahaha! Mas eu tenho medo de fazer constantemente e danificar muito os meus fios que já sofrem com essa química desde 2003!

Nunca fiz somente a progressiva nos fios naturais, já que quando me joguei nesse mundo das químicas ela ainda nem existia, mas a minha mãe faz, e ela tem uma estrutura capilar bem parecida com a minha, então acho que o resultado seria o mesmo pro meu tipo de cabelo: o volume abaixa, chega a dar uma alisada nos fios, mas não por completo, eles continuam com algumas ondas!

No quesito preço, a definitiva também sai em desvantagem, pois é um processo muito mais demorado do que a progressiva, logo, mais caro! Mas eu retoco apenas de 4 em 4 meses, quando a minha raiz já está bem crescida, logo, o intervalo de tempo sem aparecer no cabeleireiro é maior na definitiva, hehehe!

Resumindo, a Escova Definitiva foi, até então, o processo químico com resultados mais positivos que eu apliquei nos meus cabelos! Mas como eu já disse, e vale ressaltar, cada cabelo é um cabelo e cada caso é um caso! Pergunte ao seu profissional de confiança o que fica melhor nos seus fios, e se a vontade de ter o cabelo liso é maior que tudo, se joga!

3 comentários sobre “Cabelo: Escova Definitiva

  1. Boa noite, Milis.
    Gostaria de saber qual o melhor shampoo e condicionador que vc usou até agora para cabelos com definitiva ? Estou com um ‘problemão’ para encontrar um bom e que n maltrate mais ainda o cabelo.

    Curtir

  2. Pingback: Cabelo: Classificação dos Cabelos Enrolados | blog da milis

Deixe um comentário

