10 Pontos Turísticos Para Conhecer em São Paulo

Hoje São Paulo faz 462 anos!!! Pra muitos, apenas uma selva de pedras, sem vida, sem sol, sem cor! Pra mim e pra todos os paulistanos que a conhece muito bem, a melhor cidade do mundo, cheia de amor em cada canto!

São Paulo é uma cidade democrática e eclética, acolhe a todos e tem um pouco de tudo! Impossível você não se identificar com pelo menos uma parte desse gigante! Quem ainda não conhece, precisa conhecer, pra se apaixonar, e querer voltar sempre que der…

E pra homenagear minha cidade de coração, fiz uma lista dos 10 pontos turísticos imperdíveis de São Paulo! Você não pode dizer que esteve aqui sem antes conhecer todos eles!

AVENIDA PAULISTA

AvenidaPaulista

Imagem: Reprodução

Talvez o cartão postal mais conhecido de toda a cidade! Reúne em um só lugar tudo de melhor que tem pra fazer por aqui, os melhores restaurantes, os melhores bares, os melhores teatros… Sua grandiosidade impressiona, um espigão bem no alto da cidade rodeado por prédios enormes e suas fachadas espelhadas! Aos domingos, fica fechada para os carros e vira área de lazer da população!

EDIFÍCIO ALTINO ARANTES

EdifícioAltinoArantes

Imagem: Reprodução

Outrora conhecido como Banespão, foi construído para ser a sede do banco em questão! Inspirado no Empire State, em Nova York, é o terceiro maior arranha-céu de São Paulo, e do alto de seu mirante, o visitante tem uma vista de 360 graus da cidade, com alcance de até 40km!!! E o melhor de tudo, a visita é gratuita! Funciona de segunda a sexta, das 10 às 15 horas, e é imperdível!!! Pra uma melhor experiência, vá em dias de céu azul!

ESTAÇÃO DA LUZ

EstaçãodaLuz

Imagem: Reprodução

Uma estação ferroviária de arquitetura inglesa luxuosa para mostrar a importância e o poder de São Paulo nos tempos do café: essa foi a Estação da Luz! Hoje em dia, é uma estação de metrô e de trem metropolitano, e era a sede do Museu da Língua Portuguesa, destruído por um incêndio recentemente! Apesar dos danos causados pelo fogo, continua com sua silhueta imponente na cidade, e merece a visita para ser apreciada tanto por dentro quanto por fora!

MASP

MASP

Imagem: Reprodução

Poderia incluir o Museu de Artes de São Paulo – ou MASP – na categoria Avenida Paulista, mas ele é representativo demais pra isso! Projetado pela arquiteta italiana Lina Bo Bardi, o museu é um dos principais cartões postais da cidade, e parece flutuar no ar, com seu imponente vão livre de 74 m, criando um belvedere onde se reúnem todas as tribos da cidade! No que diz respeito ao acervo, é considerado o museu mais importante do hemisfério Sul, com cerca de 8 mil peças, em sua grande maioria de arte ocidental! Isso sem contar com as exposições periódicas! Com certeza vale a visita! Funciona de terça à domingo, sendo que às terças a entrada é franca!

MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA

MemorialdaAméricaLatina

Imagem: Reprodução

Trata-se de um conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer pra ser um centro cultural, político e de lazer, com biblioteca, auditório, praça cívica, entre outros edifícios! Também possui um acervo fixo de obras de artes, mas na minha opinião, o complexo vale ser visitado durante algum evento especial que ele promove, como o Festival de Cinema Latino-Americano! A praça, projetada sem arborização alguma, pois o intuito era criar um espaço para manifestações públicas, acaba virando um verdadeiro deserto de concreto em dias muito quentes!

MERCADO MUNICIPAL

MercadoMunicipal

Imagem: Reprodução

Você não veio a São Paulo se não foi ao Mercado Municipal experimentar o famoso lanche de mortadela ou o pastel de pernil! Parada obrigatória para quem adora comer bem, cozinhar, e encontrar muita coisa diferente em suas centenas de barraquinha montadas ao longo do espaço! Vá com fome, pois é de praxe que os vendedores dessas bancas deixem você provar frutas desconhecidas e exóticas, e de fruta em fruta, você acaba ficando de barriga cheia, hehehe! O mezanino, onde se localizam as lanchonetes com os famosos quitutes, costumam ser muito disputados! Chegue cedo!

PARQUE DO IBIRAPUERA

Parque Ibirapuera

Imagem: Reprodução

O nosso pulmão, um oásis verde no meio de uma verdadeira selva de pedras! Também projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, é o principal parque urbano da cidade, com área de 1,584 km². Ao longo do parque, você encontra edifícios emblemáticos, como o Pavilhão da Bienal, a Oca, o Museu de Arte Moderna e sua grande marquise, o Obelisco do Ibiraquera, o Monumento às Bandeiras, o Auditório Ibiraquera, entre outros! Vale a pena reservar um dia inteiro para o parque, que é bem arborizado e super agradável, um ótimo lugar para passear em família! Minha dica: alugue uma bicicleta e percorra o parque de ponta a ponta, vai ser uma paisagem mais incrível que a outra, te garanto!

PINACOTECA DO ESTADO

Pinacoteca.jpg

Imagem: Reprodução

Projetada pelo arquiteto Ramos de Azevedo, o mesmo do Mercado Municipal, para ser a sede do Liceu de Artes e Ofícios, e reformada recentemente por Paulo Mendes da Rocha, a Pinacoteca é um dos principais museus de arte brasileira da atualidade, com cerca de dez mil peças no acervo! Mas a visita ao museu vale tanto pelas obras, quanto pelo edifício em si: é mágico ver como o prédio antigo conversa perfeitamente com as intervenções arquitetônicas modernas feitas recentemente! Vale um pulo ao Jardim da Luz depois!

PRAÇA DA SÉ

PraçadaSé

Imagem: Reprodução

É o centro de todo o caos urbano, hehehe, e um retrato perfeito do que é São Paulo! Uma praça enorme povoada de ponta a ponta por todo o tipo de gente: artistas de rua, turistas, transeuntes com pressa pra chegar ao trabalho, moradores de rua… Lá está localizado o Marco Zero do município, a partir de onde se contam a numeração das ruas e a quilometragem das estradas do estado. Além disso, a praça também abriga a Catedral da Sé, considerada o quarto maior templo neo gótico do mundo!

VALE DO ANHANGABAÚ

ValeAnhangabaú

Imagem: Reprodução

Uma praça enorme que abriga diversos eventos políticos e culturais da cidade, rodeada por edifícios super importantes da cidade, como o Teatro Municipal, o Shopping Light e o Edifício Matarazzo, hoje sede da prefeitura de São Paulo! Sem contar no emblemático Viaduto do Chá e o Viaduto Santa Ifigênia, que compõem a paisagem do local! Se estiver por lá, aproveite o passeio por todo centro velho da cidade!

Como eu disse, são pontos turísticos super clichês de São Paulo, mas você não pode deixar nenhum pra trás se quiser virar um paulista de carteirinha e paulistana de coração, assim como eu! =)

Deixe um comentário