Receita da Milis: Cebola Caramelizada

Sabe aquela receita super rápida e prática que você vive fazendo, mas sente que falta um quê pra deixar ela ainda mais gostosa? Uma pegada meio agridoce, quem sabe?

Um dia eu fui jantar na casa de uma amiga chef de cozinha, que serviu a minha massa preferida: carbonara! Eu já tinha provado essa receita dessa minha amiga e tinha super aprovado, mas dessa vez a surpresa ficou por conta de um detalhe que fez toda a diferença: ela acrescentou, em cima da massa, já no prato, um punhado de CEBOLAS CARAMELIZADAS! Sem comentários pro tanto que essa combinação ficou boa!!!

CebolaCaramelizada

E hoje eu vou dar a receita da porção individual desse complemento que pode ser usado em alguns casos, como em massas com molhos brancos ou a base de queijo, em alguns salgadinhos, em cima de algumas carnes, ou onde quer que ela orne com o sabor do prato principal! O céu é o limite!

INGREDIENTES

Ingredientes

– 1/4 cebola (roxa ou branca, tanto faz);

– 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico;

– 3 colheres de chá de açúcar mascavo;

– azeite.

MODO DE PREPARO

Preparo

Corte a cebola em fatias bem fininhas e compridas, como na figura (1) para que elas possam caramelizar com mais facilidade. Coloque um fio de azeite em uma frigideira e doure as cebolas em fogo médio, como na figura (2). Quando elas já estiverem douradas, acrescente as colheres de vinagre balsâmico, misture, e em seguida acrescente as colheres de açúcar mascavo, como na figura (3). Mexa sem parar até a consistência da mistura adquirir uma certa viscosidade, como na figura (4). É importante que você desligue o fogo antes dela adquirir a consistência esperada, pois, durante o resfriamento, a mistura se torna mais viscosa ainda! Deixe esfriar e sirva do jeito que quiser!

Agora eu não consigo mais comer carbonara sem a tal da cebola, hahaha! Experimentem fazer em casa e depois me contem se gostaram! =)

Um comentário sobre “Receita da Milis: Cebola Caramelizada

  1. Pingback: Receita da Milis: Pasta a Carbonara | blog da milis

Deixe um comentário

